As mais lindas tradições dos casamentos na Itália

Atualizado: 21 de Set de 2018

Os italianos, como todos sabemos, são muito animados e adoram se divertir. Um povo rico de tradições culturais e culinárias e que faz questão de mantê-las e passá-las para as futuras gerações. No grande dia não poderia ser diferente: então, veja aqui algumas das mais lindas tradições de um casamento italiano.


Photo Juice - Casamento em Roma

Padrinhos


Na velha bota o casamento civil e católico são feitos juntos e celebrados pelo padre, por causa de um acordo entre o Vaticano e o Governo Italiano. Por isso, cada noivo pode ter, no máximo, dois padrinhos, que podem ou não ser um casal. É algo muito diferente para nós que escolhemos um monte de casais de padrinhos. O legal é que os escolhidos se sentem mais “exclusivos”, pois não dividem a função com muitas pessoas. Geralmente se escolhe somente um por noivo e não são os irmãos, pois eles acham que “i fratelli” já tem um papel mais que especial na vida deles.



Roupas


Os vestidos de noivas têm o mesmo estilo quase que no mundo, seguindo as tendências do momento e, por aqui, não é diferente. O que as noivas cuidam muito em uma cerimônia religiosa é não usar nada muito decotado ou com os ombros de fora, geralmente ou o véu cobre ou elas usam uma peça por cima do vestido. É comum também usar algo novo, algo velho, algo emprestado e um detalhe azul para trazer sorte.

A grande diferença aqui está no look do noivo, que está ganhando cada vez mais destaque. Vaidosos e muito antenados com a moda, os noivos italianos buscam ternos exclusivos, coloridos e com um bom corte. As opções para os noivos são infinitas, tem para todos os gostos e, cada vez mais, as marcas de moda investem nesse setor.

Já os convidados geralmente não usam roupas pretas, que é símbolo de luto.


Terno Carlo Pignatelli


Comida


E como não poderia deixar de ser, o casamento italiano está focado na comida, do início ao fim.

A recepção começa com espumante e bebidas sem álcool e alguns canapés. Quando chegam os noivos é aberto um grande buffet. Depois, sentados, são servidos de 3 a 4 pratos: dois de massa ou risoto e dois de carne ou peixe. E não acaba por aí, depois de cortar o bolo, começa um buffet de doces. Ainda tem quem decida fazer pizza para servir para os convidados se a festa se alonga, além de carrinhos de sorvete ou granita...

Tudo isso acaba com uma bela mesa de licores e café, obviamente, e os chamados “confetti”, doces feitos com frutas secas, geralmente amêndoas, cobertos com açúcar.



O dia anterior


Aqui se festeja bastante o dia anterior ao casamento, a família geralmente já se reúne para um almoço ou jantar. Os noivos não podem se ver, por isso cada um se reúne com a própria família. Em alguns lugares, como em Nápoles, o noivo chama os amigos para fazer uma serenata para a esposa na noite anterior.

Também é tradicional, principalmente no sul do país, a noiva receber os convidados em casa nas semanas que antecedem o casamento, oferecendo a eles biscoitos e outros quitutes feitos em casa e recebendo os presentes.



A “busta”


Nos casamentos se usa também dar para os noivos uma “busta” (envelope) com dinheiro dentro, para que eles possam começar bem a sua vida de casal.



Como os noivos chegam até a igreja


Os noivos devem se arrumar e sair de suas casas. A casa da noiva tem a entrada toda enfeitada com flores e, nas pequenas cidades, a noiva e seu pai vão a pé até a igreja e toda a vizinhança os acompanha, desejando felicidades à futura esposa.

Também são muito usuais carroças típicas de cada região, carros antigos de marcas italianas como a FIAT 500 e a tradicional Vespa, que são usadas também pelos noivos quando saem da igreja. Mais recentemente, os noivos também estão fazendo chegadas espetaculares, em Ferraris ou Lamborghinis.


Foto Gaetano - Casamento em Noto, Sicília


Troca dos buquês


Dependendo da região da Itália existem diversas tradições ligadas ao buquê: em alguns lugares é a sogra que o escolhe e dá para a futura nora, como símbolo de aprovação; em outros, como na Sicília, a noiva entra com o buquê de solteira e o noivo a espera com o buquê de casada. O buquê jogado para as amigas é aquele com o qual a noiva entrou na igreja, simbolizando que quem pegar aquele buquê irá entrar com ele no seu casamento e trocar por aquele de casada.


Buquê Poppy Flowers

blog